Afinal, o que é Marketing?

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Encaramos uma das tarefas mais difíceis do momento: definir o que é Marketing. Siga com a gente e descubra todas as facetas dessa área do mercado.

Existe alguma maneira de crescer os negócios sem aumentar as vendas ou o ticket médio dos produtos vendidos? Provavelmente você dirá que não. Então, lançamos mais uma pergunta: como vender mais sem investir em marketing? Difícil. Por isso, para muitos, marketing é o que move o mundo.

Mas, afinal, o que é marketing? O termo se popularizou tanto no mercado que hoje existem até cursos profissionalizantes e acadêmicos sobre a área. No entanto, não deixe que as infinitas possibilidades que o termo traz confundam você. No fim das contas, marketing é a capacidade de criar, explorar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado e dos seus consumidores. 

Sua finalidade é chamar a atenção de clientes e clientes em potencial, aumentando a audiência da marca, gerando novos relacionamentos e, acima de tudo, produzindo resultados lucrativos. Mais do que apenas uma área facilitadora para a equipe de vendas, o marketing tem as suas próprias metas e objetivos. 

Parece muita coisa, né? Mas fique tranquilo. A seguir, vamos conferir o que é marketing e tudo o que você precisa saber para adentrar esse mundo de cabeça.

O que é Marketing?

Se você já foi atrás do conceito de Marketing, já deve ter se deparado com as seguintes frases


Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade

Philip Kotler


Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.

Quando comparamos as duas versões, vemos que a segunda é bem mais ampla e abrangente, o que, de certo modo, representa o marketing nos dias de hoje, com todas as suas possibilidades e ramificações. Afinal, ações de marketing de afiliados dificilmente terão os mesmos objetivos que os planos de endomarketing, certo? 

Desse modo, pode-se dizer que o marketing é como uma balança entre o que o cliente (ou público-alvo) quer e o os objetivos da empresa. Afinal, um bom marketing precisa gerar valor para ambas as partes: para a empresa e para o alvo de suas ações..

Concluindo, dá para dizer que marketing é isso tudo e mais um pouco, pois a área busca constantemente a inovação e as melhores estratégias para abordar, encantar e engajar o seu público.

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Qual é a origem do Marketing?

Retomar os primórdios do marketing não é uma tarefa fácil, pois depende do que você entende por propaganda e convencimento. Grandes nomes da filosofia e da cultura, por exemplo, utilizavam de uma certa forma de marketing para atrair alunos e deixar sua marca na História. Afinal, quem nunca ouviu falar de Aristóteles ou Napoleão?

No entanto, uma coisa é certa: obviamente, o marketing de hoje é muito diferente das “propagandas” realizadas antigamente. Isso porque hoje o marketing se constitui como uma área de saber, com livros e textos abordando seus principais conceitos, produzindo profissionais qualificados e abrindo um leque de possibilidades que complexifica ainda mais o uso do termo. 

Abaixo, você confere uma linha do tempo que pode ajudar e entender melhor o que é marketing e quais são as suas origens. Confira!

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Linha do tempo do Marketing

Como já dissemos, o marketing está presente na sociedade há muito tempo, mesmo que antigamente isso fosse de forma oculta. É possível que muitos comerciantes fizessem marketing sem saber, já que eles definiam seus produtos, posicionando-os, precificando-os e anunciando-os (o famoso marketing boca a boca).

Uma das invenções que facilitou o desenvolvimento do marketing foi a prensa tipográfica de Gutenberg, de 1450, que revolucionou a comunicação e facilitou o processo de distribuição intelectual. Além disso, alguns teóricos defendem que o marketing ganhou força durante a Revolução Industrial, no final do século XVIII, quando a produção em massa explodiu e a concorrência aumentou. 

O mercado competitivo, com mais de um fornecedor vendendo produtos e serviços similares, foi o gatilho para que as empresas começassem a ir além de somente negociar. Com a concorrência ampla, mais do que nunca era preciso posicionar, precificar e promover o produto antes da venda.

AnoEvento
1450Invenção da prensa tipográfica de Gutenberg
1609Impressão do primeiro jornal do mundo (o germânico Relation aller Fürnemmen und gedenckwürdigen Historien, ou Relato de Todas as Notícias Ilustres e Comemorativas)
1741Impressão da primeira revista (The Gentleman’s Magazine, ou A Revista do Cavalheiro)
1839Uso de pôsteres se torna ilegal em Londres
18671° registro de aluguel de um outdoor com fins publicitários
19221° comercial transmitido por rádio
19411° comercial televisivo
1967Lançamento do livro de Philip Kotler, “Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle
1970Cunha-se o termo “telemarketing”
19711° e-mail do mundo é enviado
19811° computador pessoal do mundo é lançado
19941° venda online do mundo é realizada (foi um cd do Sting chamado Ten Summoner’s Tales e foi vendido pelo site NetMarket)
1995É lançado o Altavista, primeiro buscador do mundo
1998Google lança o seu próprio buscador
2000Google Adwords é lançado para 350 anunciantes
2003Lançamento do WordPress e do LinkedIn
2004Lançamento do Facebook
2005Lançamento do Google Analytics e do YouTube
2007Popularização do 3G
2009Lançamento do WhatsApp
2010Lançamento do Instagram
2017Celular se torna o principal canal de conexão com a internet do Brasil
201832% dos brasileiros compram pela internet
2020Pandemia de coronavírus acelera o processo de transformação digital das empresas
2022Faturamento do e-commerce em 2022 é 785% maior do que antes da pandemia
2023Retomada das vendas físicas e escalada de estratégias omnichannel

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Os 4 Ps do Marketing

O conceito de 4Ps do marketing foi criado pelo professor Jerome McCarthy e muito difundido por Philip Kotler. É conhecido também como o mix de marketing, e representa os 4 pilares básicos de qualquer estratégia de marketing.

Os 4 Ps do marketing são:

  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção

Confira mais detalhadamente o que cada um quer dizer a seguir.

Produto

O conceito de produto engloba tudo aquilo que a empresa oferece aos clientes, como forma, design, embalagem, qualidade, garantia, assistência técnica, serviços etc. Segundo Kotler, “produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade”.

É aqui que são feitas as análises sobre os aspectos do produto, sua função, aparência e design. Também é momento de desenvolver uma análise dos níveis do produto, como:

Núcleo do produto (a essência do produto)  – o produto básico (os benefícios que ele pode trazer) – o produto em si (cor, marca, aspectos físicos) – produto aumentado (aspectos do pós-venda, como garantia, entrega, instalação, suporte etc).

Vale dizer que o ciclo de vida do produto, ou seja, sua introdução no mercado, etapas de crescimento, conquista de maturidade, declínio e retirada dos negócios também fazem parte do estudo deste primeiro P.

Algumas perguntas que ajudam a definir o que é o produto de determinada empresa são:

  • Que desejo ou necessidade do cliente esse produto satisfaz? O que faz que determinado público precise ter seu produto?
  • Que funções ou novidades esse produto precisa ter para chamar a atenção?
  • Como é o processo de produção deste produto?
  • Qual o diferencial do seu produto?
  • Como é o design do mesmo, incluindo características técnicas?
  • Como é o ciclo de vida do seu produto?

Para respondê-las, é essencial conhecer o público para o qual o produto de determinada empresa é voltado, e tentar entender quais atributos valorizados pelo público que são ignorados pela concorrência, justamente para criar um produto que se destaque. 

Se você se deparou com algumas dificuldades para estudar o seu produto, utilizar a Matriz BCG pode ser uma boa estratégia. Afinal, a metodologia olha especificamente para os produtos da empresa e como eles desempenham no mercado, levando em consideração elementos que geram mais lucratividade e outros que acabam dando prejuízo. 

Preço

Aqui, como o próprio nome dá a entender, falamos sobre o dinheiro cobrado pelo produto ou serviço que você oferta ao mercado. Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente; e neste quesito, o produto pode pertencer a várias categorias, que vão desde as mais baratas até as de luxo, ou premium.

Kotler frisa que o preço pode ser cobrado uma só vez, ou por parcelas periódicas – geralmente mensais. Trata-se do único componente dos 4 Ps que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade.

Por isso, precificar não significa só calcular os custos de produção, distribuição, divulgação, pessoal e venda, dividir pelo número de produtos vendidos, acrescentar uma margem de lucro… Na verdade, o processo é mais complexo.

O preço é a estratégia traçada para definir o posicionamento e a proposta de valor ofertada pelo produto. É a maneira com a qual o produto ou serviço estará posicionado na mente do consumidor. É o mercado que define o preço, mas é o cliente que define o quanto está disposto a pagar, e esta é uma das frentes nas quais as empresas precisam atuar.

Mais do que calcular tudo o que é gasto no processo de produção e venda, é preciso levar em consideração o valor agregado que seu produto tem para além dos benefícios concretos e mensuráveis.

Tudo isso deve ser pensado de maneira a deixar o cliente satisfeito, mas ao mesmo tempo não prejudicar o seu capital de giro. É importante entender que a volatilidade do preço está ligada ao posicionamento de mercado de uma marca ou produto.

Praça

Praça, também chamado de distribuição, é o pilar que aborda o modo como o produto e/ou serviço são distribuídos no mercado, como o cliente chega até o produto/serviço, seja por pontos de venda, canais de distribuição, sites etc. Em resumo, esse é o ‘P’ responsável por responder de qual forma você vai chegar até o seu cliente.

Nesse ‘P’, mais do que os canais de distribuição, também é preciso pensar na logística, como tornar o produto visível no mercado, seja através de estratégias de marketing digital ou trade promotion marketing etc. Os sistemas de distribuição podem ser transacionais, logísticos ou facilitadores. A análise da distribuição envolve estudos de cobertura (áreas de atuação, abrangência), seleção dos tipos e características dos canais, a logística, elementos de motivação para os canais e os níveis de serviço que cada elemento da cadeia deverá oferecer e estar em conformidade.

Outra vez, é necessário compreender bastante suas buyer personas na hora de levar esse aspecto em consideração. Afinal, não adianta investir nos melhores locais (físicos e digitais) para distribuir seu produto se seu público não está lá.

Promoção

Para Kotler, a promoção está relacionada com o processo de comunicação e de venda aos clientes potenciais. Como campanhas de promoção estão relacionadas com custos elevados, é interessante fazer uma análise de ponto de equilíbrio, para verificar se a estratégia terá um custo que seja compatível com os consumidores adicionais que trará. Em outras palavras, se o aumento da clientela e do benefício serão maiores do que o custo da promoção.

Vale enfatizar que aqui não estamos apenas falando dos canais de divulgação, mas também da comunicação e linguagem que será usada para atingir suas personas. Ou seja, como você vai tornar sua marca conhecida e fazer com que seu produto atenda as necessidades e desejos do seu público.

Alguns questionamentos interessantes a se responder:

  • Como a concorrência promove seus produtos e serviços? Qual é a influência deles em suas ações?
  • Se seu mercado é sazonal, qual deve ser o cronograma para aproveitar as oportunidades de vendas e promoções?
  • Quais são os melhores canais (impresso, internet, rádio, TV) e ações de relações públicas para apresentar as suas ações para possíveis clientes?
  • Quando e onde você pode divulgar, de forma eficiente, as mensagens de marketing do seu negócio para o seu público-alvo?
  • Outro aspecto importante a levar em consideração e a voz e o tom de voz da empresa. A comunicação é mais despojada ou mais séria? Formal ou informal? Agressiva ou tranquila?

Tudo isso depende, novamente, das suas personas e com quem você quer estabelecer um diálogo. Isso está totalmente relacionado com o trabalho de branding.

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Quais são os tipos de Marketing existentes?

Abaixo, vamos ver os principais tipos de Marketing que existem e quais são as principais características de cada um deles.

Marketing Digital

Talvez o mais famoso de todos e o grande responsável pela transformação digital que estamos vivenciando. Se a nossa vida já não é mais a mesma com a internet, o mesmo se pode dizer do processo de compra.

Claro, além de usar estratégias que se adequem a aparelhos conectados à internet (smartphones, notebooks, desktops…) e aos formatos que consumimos nesses canais (posts de blog, vídeos, reels…), existem técnicas e métricas utilizadas especialmente para a realidade do Marketing Digital. Podemos pensar nele como um grande guarda-chuva que abriga novas ramificações de marketing, como e-mail marketing, marketing de conteúdo, outbound marketing etc.

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea. É o combustível do Inbound Marketing.

A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa. Vale dizer que existem várias formas de aplicar e executar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, como:

  • Blog;
  • Conteúdos ricos
  • Vídeos;
  • Redes Sociais;
  • Email Marketing.

Como você pode perceber, Marketing de Conteúdo não é só escrever um texto em um blog ou criar um post no Facebook e aguardar que os resultados apareçam de forma mágica em sua mesa.

Você precisa pensar o que escrever, quando publicar, em qual canal promover, qual formato usar, qual persona atingir e qual resultado pretende alcançar

FONTE: Salesforce

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