Existe alguma maneira de crescer os negócios sem aumentar as vendas ou o ticket médio dos produtos vendidos? Provavelmente você dirá que não. Então, lançamos mais uma pergunta: como vender mais sem investir em marketing? Difícil. Por isso, para muitos, marketing é o que move o mundo.
Mas, afinal, o que é marketing? O termo se popularizou tanto no mercado que hoje existem até cursos profissionalizantes e acadêmicos sobre a área. No entanto, não deixe que as infinitas possibilidades que o termo traz confundam você. No fim das contas, marketing é a capacidade de criar, explorar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado e dos seus consumidores.
Sua finalidade é chamar a atenção de clientes e clientes em potencial, aumentando a audiência da marca, gerando novos relacionamentos e, acima de tudo, produzindo resultados lucrativos. Mais do que apenas uma área facilitadora para a equipe de vendas, o marketing tem as suas próprias metas e objetivos.
Parece muita coisa, né? Mas fique tranquilo. A seguir, vamos conferir o que é marketing e tudo o que você precisa saber para adentrar esse mundo de cabeça.
O que é Marketing?
Se você já foi atrás do conceito de Marketing, já deve ter se deparado com as seguintes frases
Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidadePhilip Kotler
Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.Quando comparamos as duas versões, vemos que a segunda é bem mais ampla e abrangente, o que, de certo modo, representa o marketing nos dias de hoje, com todas as suas possibilidades e ramificações. Afinal, ações de marketing de afiliados dificilmente terão os mesmos objetivos que os planos de endomarketing, certo?
Desse modo, pode-se dizer que o marketing é como uma balança entre o que o cliente (ou público-alvo) quer e o os objetivos da empresa. Afinal, um bom marketing precisa gerar valor para ambas as partes: para a empresa e para o alvo de suas ações..
Concluindo, dá para dizer que marketing é isso tudo e mais um pouco, pois a área busca constantemente a inovação e as melhores estratégias para abordar, encantar e engajar o seu público.
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Qual é a origem do Marketing?
Retomar os primórdios do marketing não é uma tarefa fácil, pois depende do que você entende por propaganda e convencimento. Grandes nomes da filosofia e da cultura, por exemplo, utilizavam de uma certa forma de marketing para atrair alunos e deixar sua marca na História. Afinal, quem nunca ouviu falar de Aristóteles ou Napoleão?
No entanto, uma coisa é certa: obviamente, o marketing de hoje é muito diferente das “propagandas” realizadas antigamente. Isso porque hoje o marketing se constitui como uma área de saber, com livros e textos abordando seus principais conceitos, produzindo profissionais qualificados e abrindo um leque de possibilidades que complexifica ainda mais o uso do termo.
Abaixo, você confere uma linha do tempo que pode ajudar e entender melhor o que é marketing e quais são as suas origens. Confira!
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Linha do tempo do Marketing
Como já dissemos, o marketing está presente na sociedade há muito tempo, mesmo que antigamente isso fosse de forma oculta. É possível que muitos comerciantes fizessem marketing sem saber, já que eles definiam seus produtos, posicionando-os, precificando-os e anunciando-os (o famoso marketing boca a boca).
Uma das invenções que facilitou o desenvolvimento do marketing foi a prensa tipográfica de Gutenberg, de 1450, que revolucionou a comunicação e facilitou o processo de distribuição intelectual. Além disso, alguns teóricos defendem que o marketing ganhou força durante a Revolução Industrial, no final do século XVIII, quando a produção em massa explodiu e a concorrência aumentou.
O mercado competitivo, com mais de um fornecedor vendendo produtos e serviços similares, foi o gatilho para que as empresas começassem a ir além de somente negociar. Com a concorrência ampla, mais do que nunca era preciso posicionar, precificar e promover o produto antes da venda.
| Ano | Evento |
|---|---|
| 1450 | Invenção da prensa tipográfica de Gutenberg |
| 1609 | Impressão do primeiro jornal do mundo (o germânico Relation aller Fürnemmen und gedenckwürdigen Historien, ou Relato de Todas as Notícias Ilustres e Comemorativas) |
| 1741 | Impressão da primeira revista (The Gentleman’s Magazine, ou A Revista do Cavalheiro) |
| 1839 | Uso de pôsteres se torna ilegal em Londres |
| 1867 | 1° registro de aluguel de um outdoor com fins publicitários |
| 1922 | 1° comercial transmitido por rádio |
| 1941 | 1° comercial televisivo |
| 1967 | Lançamento do livro de Philip Kotler, “Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle |
| 1970 | Cunha-se o termo “telemarketing” |
| 1971 | 1° e-mail do mundo é enviado |
| 1981 | 1° computador pessoal do mundo é lançado |
| 1994 | 1° venda online do mundo é realizada (foi um cd do Sting chamado Ten Summoner’s Tales e foi vendido pelo site NetMarket) |
| 1995 | É lançado o Altavista, primeiro buscador do mundo |
| 1998 | Google lança o seu próprio buscador |
| 2000 | Google Adwords é lançado para 350 anunciantes |
| 2003 | Lançamento do WordPress e do LinkedIn |
| 2004 | Lançamento do Facebook |
| 2005 | Lançamento do Google Analytics e do YouTube |
| 2007 | Popularização do 3G |
| 2009 | Lançamento do WhatsApp |
| 2010 | Lançamento do Instagram |
| 2017 | Celular se torna o principal canal de conexão com a internet do Brasil |
| 2018 | 32% dos brasileiros compram pela internet |
| 2020 | Pandemia de coronavírus acelera o processo de transformação digital das empresas |
| 2022 | Faturamento do e-commerce em 2022 é 785% maior do que antes da pandemia |
| 2023 | Retomada das vendas físicas e escalada de estratégias omnichannel |
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Os 4 Ps do Marketing
O conceito de 4Ps do marketing foi criado pelo professor Jerome McCarthy e muito difundido por Philip Kotler. É conhecido também como o mix de marketing, e representa os 4 pilares básicos de qualquer estratégia de marketing.
Os 4 Ps do marketing são:
- Produto
- Preço
- Praça
- Promoção
Confira mais detalhadamente o que cada um quer dizer a seguir.
Produto
O conceito de produto engloba tudo aquilo que a empresa oferece aos clientes, como forma, design, embalagem, qualidade, garantia, assistência técnica, serviços etc. Segundo Kotler, “produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade”.
É aqui que são feitas as análises sobre os aspectos do produto, sua função, aparência e design. Também é momento de desenvolver uma análise dos níveis do produto, como:
Núcleo do produto (a essência do produto) – o produto básico (os benefícios que ele pode trazer) – o produto em si (cor, marca, aspectos físicos) – produto aumentado (aspectos do pós-venda, como garantia, entrega, instalação, suporte etc).
Vale dizer que o ciclo de vida do produto, ou seja, sua introdução no mercado, etapas de crescimento, conquista de maturidade, declínio e retirada dos negócios também fazem parte do estudo deste primeiro P.
Algumas perguntas que ajudam a definir o que é o produto de determinada empresa são:
- Que desejo ou necessidade do cliente esse produto satisfaz? O que faz que determinado público precise ter seu produto?
- Que funções ou novidades esse produto precisa ter para chamar a atenção?
- Como é o processo de produção deste produto?
- Qual o diferencial do seu produto?
- Como é o design do mesmo, incluindo características técnicas?
- Como é o ciclo de vida do seu produto?
Para respondê-las, é essencial conhecer o público para o qual o produto de determinada empresa é voltado, e tentar entender quais atributos valorizados pelo público que são ignorados pela concorrência, justamente para criar um produto que se destaque.
Se você se deparou com algumas dificuldades para estudar o seu produto, utilizar a Matriz BCG pode ser uma boa estratégia. Afinal, a metodologia olha especificamente para os produtos da empresa e como eles desempenham no mercado, levando em consideração elementos que geram mais lucratividade e outros que acabam dando prejuízo.
Preço
Aqui, como o próprio nome dá a entender, falamos sobre o dinheiro cobrado pelo produto ou serviço que você oferta ao mercado. Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente; e neste quesito, o produto pode pertencer a várias categorias, que vão desde as mais baratas até as de luxo, ou premium.
Kotler frisa que o preço pode ser cobrado uma só vez, ou por parcelas periódicas – geralmente mensais. Trata-se do único componente dos 4 Ps que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade.
Por isso, precificar não significa só calcular os custos de produção, distribuição, divulgação, pessoal e venda, dividir pelo número de produtos vendidos, acrescentar uma margem de lucro… Na verdade, o processo é mais complexo.
O preço é a estratégia traçada para definir o posicionamento e a proposta de valor ofertada pelo produto. É a maneira com a qual o produto ou serviço estará posicionado na mente do consumidor. É o mercado que define o preço, mas é o cliente que define o quanto está disposto a pagar, e esta é uma das frentes nas quais as empresas precisam atuar.
Mais do que calcular tudo o que é gasto no processo de produção e venda, é preciso levar em consideração o valor agregado que seu produto tem para além dos benefícios concretos e mensuráveis.
Tudo isso deve ser pensado de maneira a deixar o cliente satisfeito, mas ao mesmo tempo não prejudicar o seu capital de giro. É importante entender que a volatilidade do preço está ligada ao posicionamento de mercado de uma marca ou produto.
Praça
Praça, também chamado de distribuição, é o pilar que aborda o modo como o produto e/ou serviço são distribuídos no mercado, como o cliente chega até o produto/serviço, seja por pontos de venda, canais de distribuição, sites etc. Em resumo, esse é o ‘P’ responsável por responder de qual forma você vai chegar até o seu cliente.
Nesse ‘P’, mais do que os canais de distribuição, também é preciso pensar na logística, como tornar o produto visível no mercado, seja através de estratégias de marketing digital ou trade promotion marketing etc. Os sistemas de distribuição podem ser transacionais, logísticos ou facilitadores. A análise da distribuição envolve estudos de cobertura (áreas de atuação, abrangência), seleção dos tipos e características dos canais, a logística, elementos de motivação para os canais e os níveis de serviço que cada elemento da cadeia deverá oferecer e estar em conformidade.
Outra vez, é necessário compreender bastante suas buyer personas na hora de levar esse aspecto em consideração. Afinal, não adianta investir nos melhores locais (físicos e digitais) para distribuir seu produto se seu público não está lá.
Promoção
Para Kotler, a promoção está relacionada com o processo de comunicação e de venda aos clientes potenciais. Como campanhas de promoção estão relacionadas com custos elevados, é interessante fazer uma análise de ponto de equilíbrio, para verificar se a estratégia terá um custo que seja compatível com os consumidores adicionais que trará. Em outras palavras, se o aumento da clientela e do benefício serão maiores do que o custo da promoção.
Vale enfatizar que aqui não estamos apenas falando dos canais de divulgação, mas também da comunicação e linguagem que será usada para atingir suas personas. Ou seja, como você vai tornar sua marca conhecida e fazer com que seu produto atenda as necessidades e desejos do seu público.
Alguns questionamentos interessantes a se responder:
- Como a concorrência promove seus produtos e serviços? Qual é a influência deles em suas ações?
- Se seu mercado é sazonal, qual deve ser o cronograma para aproveitar as oportunidades de vendas e promoções?
- Quais são os melhores canais (impresso, internet, rádio, TV) e ações de relações públicas para apresentar as suas ações para possíveis clientes?
- Quando e onde você pode divulgar, de forma eficiente, as mensagens de marketing do seu negócio para o seu público-alvo?
- Outro aspecto importante a levar em consideração e a voz e o tom de voz da empresa. A comunicação é mais despojada ou mais séria? Formal ou informal? Agressiva ou tranquila?
Tudo isso depende, novamente, das suas personas e com quem você quer estabelecer um diálogo. Isso está totalmente relacionado com o trabalho de branding.
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Quais são os tipos de Marketing existentes?
Abaixo, vamos ver os principais tipos de Marketing que existem e quais são as principais características de cada um deles.
Marketing Digital
Talvez o mais famoso de todos e o grande responsável pela transformação digital que estamos vivenciando. Se a nossa vida já não é mais a mesma com a internet, o mesmo se pode dizer do processo de compra.
Claro, além de usar estratégias que se adequem a aparelhos conectados à internet (smartphones, notebooks, desktops…) e aos formatos que consumimos nesses canais (posts de blog, vídeos, reels…), existem técnicas e métricas utilizadas especialmente para a realidade do Marketing Digital. Podemos pensar nele como um grande guarda-chuva que abriga novas ramificações de marketing, como e-mail marketing, marketing de conteúdo, outbound marketing etc.
Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea. É o combustível do Inbound Marketing.
A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa. Vale dizer que existem várias formas de aplicar e executar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, como:
- Blog;
- Conteúdos ricos
- Vídeos;
- Redes Sociais;
- Email Marketing.
Como você pode perceber, Marketing de Conteúdo não é só escrever um texto em um blog ou criar um post no Facebook e aguardar que os resultados apareçam de forma mágica em sua mesa.
Você precisa pensar o que escrever, quando publicar, em qual canal promover, qual formato usar, qual persona atingir e qual resultado pretende alcançar
FONTE: Salesforce




